Não fosse o seu propósito mercantilista, hoje a publicidade poderia ser considerada uma nova forma de expressão artística. Alguns anúncios revelam uma criatividade fantástica e um enorme refinamento gráfico. Impossível não sentir empatia com o produto anunciado e o consequente apelo ao consumo.
Mas a publicidade nem sempre tem como intuito principal a venda de um produto.
Mas a publicidade nem sempre tem como intuito principal a venda de um produto.
Ela também pode ser divertida ou polêmica, pode tentar conscientizar ou emocionar. Podemos dizer que o foco da publicidade é chamar a atenção de quem a vê.
Várias campanhas são realizadas diante de projetos que visam informar a sociedade, buscar alternativas ambientais, campanhas contra drogas, violência ou como nos exemplos abaixo, contra pedofilia e o consumo inconseqüente de álcool.
Social?
O jornal Propaganda e Marketing propôs as agências de São Paulo que criassem peças sobre o tema "Cidade Limpa" por conta do aniversários da cidade...eles só não imaginavam a ambiguidade que isso causaria... foi possível a criação de outra publicidade em cima disso, pois não havia lugar melhor a ser escolhido...
Inovadoras
Campanha Montanha Russa Hopi Hari
Publicidade para mostrar porque as escadas rolantes nunca param...Mais uma prova que mídias diferentes podem ser exploradas e dão um resultado genial.
Polêmicas
Outdoor relativo à nova campanha publicitária da Marthé + François Girbaud (casa de moda parisiense), que incendiou a opinião pública aquando da sua exibição em Itália. A imagem possui inegáveis semelhanças ao famoso (e tornado polémico) quadro de Leonardo DaVinci, A Última Ceia.
..."O...o gat...o gato na cas... DANE-SE isso, eu vou ser uma striper."
E tirem suas próprias conclusões... =S
Engraçadas
O que você não consegue com uma Pepsi....
Campanha de uma floricultura onde o texto ao lado diz: "Flores seria uma idéia melhor..."
Realistas
Alertas
Anti-fumo
Alcoolismo
Drogas
Campanha contra a pedofilia: "Apague a luz a ajude a acabar com o medo de escuro que a Aninha tem"
Campanha contra a violência seja ela verbal ou física, que muitas não têm diferença alguma.
Aquecimento global
Olimpíadas Rio 2016
Se consideramos a ótica publicitária, Roberto Menna Barreto diz que "criatividade é sinônimo de solução de problema" e " criatividade em propaganda é o que persuade contigentes humanos- público, mercado- sobre os valores de um produto, um serviço ou meramente um ponto de vista" (BARRETO, 1982p. 69 e 149). Para Armando Sant'anna criatividade é "dar existência a algo novo, único e original" (2005, p. 147), devendo ser útil e objetivar algo.
E e meio a tudo isso, só me resta dizer mais uma vez que a publicidade criativa é tudo! Ela nos faz pensar literalmente como as coisas são ou podem vir a ser. Desde algo que seja divertido e atraia os olhos do consumidor, até um alerta sobre algum tipo de droga. A publicidade em grande parte é de um exagero sem medidas, justamente para colocarmos a mão na consciência. E tudo isso pode ser feito somente atravéz de uma única foto, a foto publicitária. A revolução dos gênios.